Política

Mais Saúde: Vacina contra gripe continua disponível em postos de saúde Publicada em 06/06/2016 17:35:11

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que aconteceu de 30 de abril a 20 de maio, Apicum-Açu atingiu 80% da população incluída no chamado grupo de risco. No país, a campanha foi prorrogada até o dia 10, porque muitas cidades não cumpriram a meta proposta pelo Ministério da Saúde. Em Apicum, como sobraram doses da vacina, os postos de saúde continuam imunizando a população. No entanto, segundo a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a prioridade continua sendo o grupo de risco.

Além de doentes crônicos, devem se vacinar idosos (a partir dos 60 anos), crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A Semus destaca que a vacina é segura e não apresenta reações. Apenas aqueles que têm alergia a ovo ou com quadro febril não devem ser vacinados. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações e as internações decorrentes das síndromes respiratórias na população-alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com morbidades (quando elas têm dois ou mais problemas de saúde), que possuem riscos maiores de adoecerem.
 

Mais em Política


Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail