Saúde

Aprovação de proposta para constituição de arranjos de consórcios para Gestão Territorial do TFD Publicada em 01/02/2017 21:38:25

As Federações FEMACI e FAMEM, e os Consórcios Conlagos, Conguarás e Conturi, deflagraram uma importante vitória nesta manhã, de quarta-feira (01), na Política de Consórcios Públicos Intermunicipais. Em audiência com o Secretário de Estado da Saúde, Dr Carlos Lula, os prefeitos Tema/FAMEM; Costinha - Olinda Nova; Djalma Melo - Arari; Cláudio Cunha - Apicum Açu, presidente do Conguarás; Zé Martins - Bequimão; Rosinha - Cururupu; Tatyana - Porto Rico e gestores de saúde da região do Litoral Ocidental Maranhense; aprovaram a proposta para constituição de arranjos de consórcios para Gestão Territorial do TFD - tratamento fora domicílio.

A proposta trata da reestruturação desse importante programa de ação em saúde, utilizando o sistema SISREG, do Ministério da Saúde, e estabelecendo a regulação entre os municípios dos consórcios Conguarás, Conturi e Conlagos, com a prefeitura de São Luis e o Estado. Essa articulação envolvendo Estado e municípios já era aguardada pelo MS. "Estive com o Ministro da Saúde, em Brasília, que demostrou grande entusiasmo pelo momento dos Consórcios e se prontificou a atuar junto às ações definidas com o Estado", enfatizou o prefeito de Apicum-Açu e Presidente do Conguarás, Cláudio Cunha.

Entusiasmado, o Secretário Lula acordou o prazo de 20 dias para os Consórcios apresentarem uma proposta de gestão para o TFD: "Muito importante este momento, por que vejo que esses municípios estão amadurecendo uma nova tendência para o Municipalismo maranhense: a gestão consorciada", concluiu Carlos Lula. Os próximos passos serão a instalação de Câmaras Técnicas da Saúde nas regiões do Conguarás, Conlagos e Conturi.