Prefeitura Municipal de Apicumaçu - Ma
  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco
Perfil do Município

Ambiente Físico

Compõe a estrutura geológica de Apicum-Açu, os depósitos de aluviões marinhos e a formação Itapecuru. O primeiro é composto por cascalho, areia e argilas inconsolidadas do Cenozóico, Período Quaternário, o segundo, por sua vez, é oriundo do Cretáceo Inferior (entre 145,5 e 99,6 milhões de anos atrás) constituído por arenitos finos. O município está inserido na Planície Costeira Maranhense e possui como características a costa recortada com planícies de maré-lamosa, apicuns, marismas e praias. Predominam os solos indiscriminados de mangue, caracterizados por serem muito mal drenados, com alto teor de sais minerais proveniente da água do mar e de composto de enxofre, com textura variando desde argilosa até arenosa.
O outro tipo de solo encontrado no município são os latossolos, que tem como características serem profundos a muito profundos, bem drenados acentuadamente drenados, de textura variando de média a muito argilosa, são ácidos ou muitos ácidos, porosos, friáveis, cores variando de vermelho até amarelo ou bruno forte. Encontra-se em menor quantidade os solos plintossolos, caracterizados por restrição a percolação de água, imperfeitamente drenados, possui textura arenosa ou média, raramente argilosa, possuindo coloração escura devido à matéria orgânica. O clima é tropical úmido com dois períodos - chuvoso de janeiro a junho e estiagem de julho a dezembro. A pluviometria anual varia de 1600 a 2000 mm, com temperatura média anual superior a 27º C, além da umidade relativa do ar anual entre 79% a superior de 82% (UEMA, 2002). 
Em Apicum-Açu predomina a vegetação de grande porte com mata fechada típica da Pré-Amazônia, com destaque para os juçarais na sede e o mangue no litoral. Os principais rios do município são: Itaré, Turirana, Bitíua, Bacuri-Panã e Apicum-Açu. Todo território municipal encontra-se na APA, das Reentrâncias Maranhenses.
 
Espaço Urbano

A cidade de Apicum-Açu se formou a partir de dois aglomerados, um no povoado Fazenda e o outro na orla marítima. Esses foram ocupados um pouco mais tarde pelos migrantes das ilhas. Na sede urbana foram construídas varias residências no prolongamento da rodovia MA 302, além de ruas paralelas de ambos os lados. São encontradas, ainda, seis praças, três delas arborizadas, uma ajardinada e duas sem árvores e sem jardins. Em uma parte do cais, ancoram ou zarpam dezenas de barcos e lanchas rumo às praias ou em direção a São Luís, exportando peixe e camarão. Vindo das praias, trazem passageiros e a produção pesqueira, voltam carregados de gêneros e, principalmente, gelo que compram das fábricas instaladas no porto. Embora uma série de ilhas próximas de Apicum-Açu pertença politicamente a Cururupu, é o primeiro que polariza socioeconomicamente todas elas, em todos os sentidos. Além do cais, o porto também se destaca por uma série de fatores - dezenas de casinholas, principalmente de madeira, ladeiam a avenida que vai dar ao cais. Nessas casinholas encontra-se praticamente tudo: comida, produtos de primeira necessidade, roupas feitas, casas tipo bazar baratos, bares, inclusive uma fábrica de gelo. Esta paisagem é bastante parecida com os portos fluviais do Estado do Pará, o que não se deve estranhar, já que esta região também é amazônica.

Espaço Rural


A zona rural é formada por 27 sítios e 15 povoados (BRASIL, 2011), com as seguintes denominações: Sítios: Alegre, Alto Alegre, Baleia, Barreira, Bela Vista, Inglês, Machado, Mansinha, Poção, Sarnambi e Terra Preta.
Povoados: Boa Esperança, Cabeceiras, Cajual dos Pereiras, Caruaru, Croinha, Fazenda, Itereré, Itererezinho, Lago, Nazaré dos Amados, Novo Cajual, Ponta d’Areia, São Miguel, Tucunzal e Turirana. O setor agropecuário ocupou no ano de 2006 uma área de 1.604 ha, distribuído em 215 estabelecimentos localizados na zona rural. Os estabelecimentos concentram-se na lavoura temporária e nas áreas plantadas com forragem ambos com 41,40% das unidades. Os demais estabelecimentos são insignificantes ocupando cada um menos de 5% (Tabela 9). Quanto à área, 32,29% dos hectares estavam ocupados com lavoura temporária e 21,01% com pastagem de qualidade. Observa-se que os proprietários detêm 50,88% dos estabelecimentos, porém, esses percentuais poderiam ser elevados para 81,58%, porque só se faz parceria ou arrenda terra com quem tem a titulação da terra - o proprietário. Utilizando esse mesmo raciocínio para a ocupação das terras, explicita-se que, o percentual uzado pelos proprietários aumento de 86,62% para 99,87%. Pelo número de estabelecimentos e pela área plantada, verifica-se a tendência e o avanço da pecuária e a diminuição da lavoura de alimentos.

Demografia


O censo demográfico 2010 do IBGE registrou 14.959 habitantes no município de Apicum-Açu, colocando-o no 125º lugar no ranking populacional do Maranhão, correspondendo a 0,23% da população do Estado, com uma densidade demográfica de 22,95 hab/km² e IDH de 0,565. Entre os censos demográficos de 2000 a 2010 a variação da população foi de 34,78%, com um acréscimo de 3.860 habitantes. Nesse intervalo, tanto a população rural quanto a urbana cresceram, entretanto, o percentual de crescimento da última foi de 64,99%, enquanto que da primeira foi de 4,53%, fato que explica a concentração de 61,25% de pessoas na área urbana, registrado em 2010 pelo IBGE. É uma realidade diferente do censo de 2000 (Tabela 11), que tinha uma distribuição bastante equilibrada, entre o campo e a cidade. No que diz respeito às questões de gênero, em ambos os censos houve o predomínio do sexo masculino, com 52,10% e 52,25%, respectivamente. A pouca diferença, no percentual, justifica-se pela proximidade na variação apresentada, no intervalo de 10 anos, dos dois gêneros, tanto do masculino com 35,15% e do feminino com 34,37%. 

Código do Município

2100832

Gentílico

apicum-açuense

Prefeito

CLAUDIO LUIZ LIMA CUNHA

POPULAÇÃO
População estimada [2018]17.063 pessoas  
População no último censo [2010]14.959 pessoas  
Densidade demográfica [2010]42,36 hab/km²  

FONTE: FAMEM E IBGE





PREFEITURA MUNICIPAL DE APICUM-AÇU APICUM-AÇU

CNPJ: 01.612.531/0001-06


Tel: 98 984406580


E-MAIL: gabinete.prefeituraapicum@hotmail.com