APICUM-AÇU PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE ASSINATURA DE ACORDO E COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA NOVAS TURMAS DO PARFOR
A manhã de segunda-feira, 13, foi marcada pelo lançamento das novas turmas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Universidade Federal do Maranhão e a formalização da adesão das secretarias municipais de Educação ao acordo de cooperação técnica firmado entre a UFMA e as prefeituras municipais, em que estiveram perfeitos e representantes das prefeituras. A cerimônia contou a com a presença do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, de pró-reitores, superintendentes e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O programa tem a finalidade de garantir que os professores em exercício na rede municipal pública de educação básica tenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e, por conseguinte, promover a melhoria da qualidade da educação básica nos respectivos município. De acordo com informações de Lorena Martiniano, diretora de Ações Especiais (Daesp) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
Assinaturas
Assinaram o acordo de cooperação técnica prefeitos, secretários municipais de educação e/ou representantes das secretarias dos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Apicum-Açu, Arame, Barra do Corda, Belágua, Bom Jardim, Buriti Bravo, Buriticupu, Estreito, Grajaú, Igarapé do Meio, Lago da Pedra, Lago do Junco, Maracaçumé, Marajá do Sena, Monção, Pedro do Rosário, Poção de Pedras, Porto Rico do Maranhão, Presidente Juscelino, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João Batista, Serrano do Maranhão, Sítio Novo, Turiaçu e Urbano Santos.
Sobre o Parfor
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação do Ministério da Educação, por meio da Capes, que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.
Tem como objetivos fomentar a oferta de cursos de licenciatura cujas propostas pedagógicas atendam às especificidades da formação inicial de professores em serviço; oferecer aos professores da rede pública de educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; e estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.
A participação das IES se dá por meio de edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.