Prefeitura de Apicum-Açu intensifica fiscalização para conter o avanço da Covid-19

A Prefeitura de Apicum-Açu intensificou a fiscalização no município com objetivo de fazer cumprir as regras de isolamento no enfrentamento da Covid-19. Neste final de semana na comunidade de Nazaré dos Amados e na praia de Bela Vista foi montado barreira sanitária para evitar aglomerações e orientar as pessoas. Um Comitê de Fiscalização da Covid-19 foi montado no município e com o apoio da Polícia Militar já iniciaram as fiscalizações em diversos locais que estavam realizando aglomerações.

Um dos objetivos é garantir o cumprimento do Decreto municipal que estabelece as regras de restrições e, que tornou mais rigorosa as regras para controle e prevenção à doença.

Com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros órgãos do municípios integrados, foi montado uma força tarefa semanal, focada na fiscalização do comércio, de aglomerações e descumprimento de medidas sanitárias.

O prefeito Zequinha Ribeiro destacou a integração das ações no município com objetivo de conter o avanço da doença, e principalmente de conscientizar as pessoas para a importância de obedecer as regras impostas pelas autoridades sanitárias, e atentar para o que determina o Decreto Nº 20/2021 de 19 de março de 2021.

Vale destacar que nesse primeiro momento será feita a orientação e advertência ao estabelecimento ou pessoa física. Se houver recorrência, é feita a interdição com assinatura do termo de compromisso. O passo seguinte, caso o local não cumpra as medidas, é a suspensão do alvará, podendo ainda ser multado em até R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

“Continuamos com o trabalho de esclarecer a população e garantir o cumprimento do decreto”, afirmou o prefeito.  Ele ainda lembrou que o objetivo não é punir e sim garantir que as normas sejam seguidas em benefício da saúde coletiva.