Apicum-Açu é premiado por priorizar a educação na gestão pública municipal

Uma grande conquista encheu de alegria e felicidade todos os envolvidos pela educação do município de Apicum-Açu nesta terça-feira (14), pois o município recebeu o “Selo Compromisso com a Educação”, concedido pela ONG Todos pela Educação a municípios que priorizam a educação na gestão pública. “ Selo compromisso com a educação em reconhecimento à participação da gestão municipal (2021-2024) no Programa Compromisso com a Educação”, afirmou a presidente-executiva da ONG, Priscila Cruz, em carta enviada ao prefeito Zequinha Ribeiro.

O Programa Compromisso com a Educação ressalta a importância de priorizar o Ensino Básico e construir uma visão sistêmica e de longo prazo, que paute os avanços educacionais nos quatro anos de gestão. Foram mais de 1.400 municípios cadastrados e, até hoje, 200 foram contemplados com o Selo.

O Todos pela Educação atua desde 2006 para garantir uma Educação de qualidade a todos os brasileiros e, em carta em que condecora o município com o Selo, destaca que enfrentamos hoje um dos maiores desafios de nossos tempos: recuperar os enormes danos e defasagens causados pelo fechamento das escolas em função da pandemia. “Mais do que nunca, reconhecemos e valorizamos gestões que priorizam a Educação Básica, pois acreditamos que desta forma iremos construir uma transformação no país”, afirmou a presidente-executiva da ONG.

Para participar do Programa Compromisso com a Educação, a Prefeitura de Apicum-Açu, assinou uma carta compromisso para marcar o comprometimento da gestão municipal com a Educação. Nesta etapa, o gestor municipal ligado à Secretaria de Educação também concluiu o Curso Educação Já Municípios. A carta compromisso é um ato simbólico, que não pretende criar obrigações com resultados – ao contrário, visa garantir a autonomia da gestão nas decisões e implementação de boas políticas de Educação, de acordo com a ONG.

O Selo Compromisso com a Educação é mais uma evidência do apoio da Prefeitura de Apicum-Açu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, que trata a Educação como prioridade. Os avanços na área educacional em Apicum-Açu têm sido constantes, o que demonstrará a evolução dos indicadores do município nos próximos anos.

Para o prefeito Zequinha Ribeiro, esse é mais um reconhecimento que a gestão municipal está no caminho certo. Segundo ele, educação é a base do desenvolvimento da sociedade, sobretudo, a educação básica, contribuir com o desenvolvimento do município por meio da educação é uma prioridade de sua gestão. ” Sabemos que muitos estão por ser feito, mais não há dúvida que já demos um passo enorme no tocante ao avanço na educação básica em nosso município. Quero aqui dedicar esse selo de reconhecimento a todos os educadores de nosso município, todos os alunos, pais, e claro, a nossa secretária municipal de educação, sem a dedicação de cada um de nós com certeza não teríamos esse reconhecimento em menos de um ano de gestão, nosso objetivo é melhorar cada dia, e um reconhecimento como esse só nos fortalece e nos dá mais energia para fazer o melhor pela educação de nosso município”, disse Zequinha Ribeiro.