Prefeitura de Apicum-Açu emite nota e desmente boato sobre notícia falsa
A Prefeitura de Apicum-Açu alerta a população e, especialmente, os servidores da rede municipal, sobre uma notícia falsa que está circulando por Blogs sem nenhum compromisso com a verdade e com os fatos, falando de forma mentirosa de um suposto “afastamento de concursados para contratar amigos, familiares e aliados políticos em Apicum-Açu”
Trata-se de fake news e, portanto, não deve ser compartilhada para evitar mais confusões. Afinal, o único objetivo da publicação é denegrir a imagem do prefeito Zequinha Ribeiro, mais que todas as medidas legais estão sendo tomadas para resguardar a verdade dos fatos, conforme fica esclarecido na nota abaixo.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O prefeito de Apicum-Açu, JOSÉ DE RIBAMAR RIBEIRO (ZEQUINHA), diante da inverídica matéria veiculada no blog de RONEY COSTA, e replicada por outros blogueiros, vem a público, em respeito à população, sobretudo, aos apicum-açuenses, esclarecer o seguinte:
São inverídicas as afirmações feitas e divulgadas pelo Blog do Roney Silva;
O ex-prefeito de Apicum – Açu, Cláudio Cunha, após o seu candidato, Sr. Jader Claúdio, conhecido por “JADECO” ter sido derrotado nas eleições municipais de 15/11/2020, fez publicar 3(três) editais, convocando centenas de servidores, muitos desses sem observar a ordem cronológica das suas classificações, e, principalmente, para favorecer seus aliados políticos e/ou familiares, para assumirem cargos públicos na Prefeitura Municipal;
Diante da explícita ilegalidade dessa convocações, foi proposta na Comarca de Bacuri, a Ação Popular (Processo nº 0800913-76.2020.8.10.0071), na qual o MM. Juiz da Comarca de Bacuri concedeu liminar para suspender as convocações de servidores feitas pelos ex-prefeito Cláudio Cunha, por entender que elas contrariavam a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei complementar 173 e a Lei das Eleições.
Por sua vez, na Medida Cautelar nº 32/2021 (Processo nº 6696/2020 ) /TCE/MA, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão concedeu liminar determinando que o ex-prefeito Cláudio Cunha se abstivesse de realizar quaisquer medidas administrativas, sobretudo, a convocação de servidores para o exercício de cargos públicos, até posterior decisão daquela Corte de Contas;
Portanto, a suspensão das convocações de servidores para assumirem cargos na Prefeitura de Apicum – Açu feitas pelo ex-prefeito Cláudio Cunha foi determinada pelo MM. Juiz da Comarca de Bacuri e pelo Tribunal de Contas do Estado, diante da ilegalidade dessas convocações.
Assim, para cumprir ao que fora determinado pelo MM. Juiz da Comarca de Bacuri e pelo Tribunal de Contas do Estado, o atual prefeito do município, Sr. JOSÉ DE RIBAMAR RIBEIRO (ZEQUINHA), anulou as convocações e nomeações ilegais feitas pela gestão anterior.
É de conhecimento de todos que os adversários políticos desta Administração ainda não desceram do palanque e não se conformam com a derrota que sofreram. Criaram embaraços durante a transição de governo, negando informações e documentos importantes para que esta Administração se instalasse. E, agora, cientes da forma séria com que me conduzo e conduzo a cidade, inventam inverdades para tentar desestabilizar nossa gestão.
Seguirei firme na busca de conquistas para o povo Apicum-Açuenses, e não serão essas notícias infundadas que me desviarão da busca por melhores dias para esta Cidade.
JOSÉ DE RIBAMAR RIBEIRO
Prefeito Municipal.